A Pilocarpina comercializada no mercado internacional é um alcaloide extraído das folhas de Jaborandi, uma espécie vegetal disponível somente no Brasil.
O Jaborandi é conhecido há vários séculos pelos índios tupi-guarani que a chamavam de yaborã-di (planta que faz babar). Esta planta é um arbusto do gênero “Pilocarpus”, de ocorrência natural em algumas regiões do Norte/Nordeste do Brasil, que tem folhas claras podendo chegar até a dois metros de altura.
Hoje em dia, esta é uma espécie de planta considerada em extinção e que, portanto, tem sua preservação no meio ambiente protegida. Assim, a produção domesticada do Jaborandi na Fazenda Sourcetech em Barra do Corda visa sobretudo a manutenção do meio ambiente e sua sustentabilidade.
A Pilocarpina é considerada um potente vaso dilatador. Os sais de Pilocarpina são utilizados na formulação de colírios para tratamento do glaucoma, reduzindo a pressão intraocular, e na supressão (minimização) dos efeitos colaterais provocados pelo tratamento da “radiação induzida”, xerostomia (dry mouth), ou na síndrome de Sjögren.
Ainda por sua origem natural e suas características, a Pilocarpina vem sendo estudada para outras aplicações farmacêuticas para uso humano e animal.
Os produtos atualmente comercializados pela Sourcetech, obtidos pela conversão da Pilocarpina em seus sais, são:
TODOS DIREITOS RESERVADOS