Unidade Agrícola

Unidade Agrícola

Localizada no município de Barra do Corda, Estado do Maranhão, a Fazenda Sourcetech, é uma estrutura produtiva integrada por 465 hectares, com geomorfologia privilegiada, terras férteis, água abundante e insolação adequada, na qual a Sourcetech cultiva o Jaborandi (Pilocarpus microphyllus), obedecendo as especificações das BPA – Boas Práticas Agrícolas.

Investimentos constantes em modernas técnicas agrícolas de aperfeiçoamento, manejo e domesticação de cultivares garantem alta produtividade. As variedades cultivadas de jaborandi passam por um rigoroso controle de qualidade genética de forma a garantir uma homogeneidade na produção de Pilocarpina.

Com uma produtividade invejável, com teores médios que chegam a variar entre 0,70 % a 1,10% de Pilocarpina, a domesticação do Jaborandi, originado do Norte e Nordeste Brasileiro, tem garantido à empresa um fornecimento contínuo, homogêneo e controlado de folhas de Jaborandi para a extração do princípio ativo Pilocarpina.

Assim, após a limpeza de quaisquer ervas daninhas ou elementos estranhos em meio à plantação, se dá a colheita da produção, que no caso do Jaborandi obedece a ciclos de 45 a 70 dias.

Totalmente mecanizada, a colheita é realizada por máquinas desenvolvidas e adaptadas à preservação de cada uma das plantas, o que permite inúmeros cortes, sem a necessidade de replantio.

Após a colheita, as folhas verdes são transportadas do campo para o local de secagem. Então as folhas já secas são enfardadas e enviadas à Unidade Industrial em Pindamonhangaba (SP).

Todo o processo de colheita e secagem das folhas passa por um rigoroso controle de qualidade, de forma a garantir e ofertar folhas de alta qualidade à planta de extração do alcaloide.

A área de produção está equipada com moderno sistema de irrigação por pivot central, monitorado por um sistema automatizado, alimentado por sensores implantados nos campos de cultivo. Os sensores repassam informações diárias sobre precipitações, velocidade do vento, umidade do solo, umidade do ar e radiação solar a um sofisticado programa que decide, automaticamente, a quantidade de água necessária para a irrigação. Assim, o gerenciamento de irrigação é feito com base em princípios técnicos e científicos que garantem o uso racional dos recursos naturais.

Como na Fazenda Sourcetech não são permitidos agrotóxicos ou pesticidas, o controle das pragas e doenças é feito com o uso de agentes biológicos. As emas (Rhea americana), uma ave nativa da região, são responsáveis pelo equilíbrio da proliferação de insetos e até de pequenos répteis – o que garante a segurança dos trabalhadores. Nos campos de Jaborandi, um tipo de bactéria (Pasteuria penetrans), poderoso agente biológico, mantém a integridade das raízes, através de milhões de esporos.

Unidade Agrícola


TODOS DIREITOS RESERVADOS